A Academia Portuguesa da História distingue duas biografias das Rainhas de Portugal publicadas pelo Círculo de Leitores.
A cerimónia anual de entrega dos prémios da Academia Portuguesa da História 2012 terá lugar amanhã, dia 5 de dezembro, pelas 15h, na sede da Academia, no Palácio dos Lilases, Lumiar. Este ano a Academia distinguiu duas obras publicadas pelo Círculo de Leitores. A rainha inglesa de Portugal – Filipa de Lencastre de Manuela Santos Silva com o Prémio Joaquim Veríssimo Serrão (atribuído em parceria com a Fundação Eng. António de Almeida), e Uma rainha inesperada – Leonor Teles de Isabel de Pina Baleiras distinguida com Prémio Lusitania (atribuído em parceria com a Lusitania Companhia de Seguros).
Esta prestigiada instituição académica, fundada no ano de 1936, é em certa medida herdeira da Academia Real Portuguesa da História criado por D. João V. Retomado o seu papel em meados dos anos 30, a atual Academia Portuguesa da História apoia a investigação e edição científica de história.
Depois da Menção Honrosa 2011 atribuída a A rainha inglesa de Portugal – Filipa de Lencastre, e do Prémio A. de Almeida Fernandes 2012 atribuído a De princesa a rainha-velha - Leonor de Lencastre, os prémios da Academia vêm confirmar a importância desta coleção para a nossa historiografia. Biografando 32 rainhas consortes em cerca de 18 volumes, esta é a primeira grande história completa das Rainhas de Portugal.
O Círculo de Leitores felicita publicamente as autoras premiadas.