Rainhas de Portugal

Rainhas de Portugal

setembro 21, 2012

Prémio A. de Almeida Fernandes de História Medieval Portuguesa 2012 para «De princesa a rainha-velha» de Isabel dos Guimarães Sá.


O Círculo de Leitores está de parabéns pelo primeiro lugar do Prémio A. de Almeida Fernandes de História Medieval atribuído à obra De princesa a rainha-velha – Leonor de Lencastre de Isabel dos Guimarães Sá. Título incluído na coleção Rainhas de Portugal. O júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa à edição, também pelo Círculo de Leitores, da História da Vida Privada em Portugal - Idade Média coordenada por José Mattoso. Visando reconhecer e incentivar os estudos e investigação de História Medieval Portuguesa este prémio, criado em 2004 pela Fundação Dona Mariana Seixas, e tendo passado em 2009 para alçada dos Municípios de Ponte de Lima e de Lamego, distinguiu em anos anteriores nomes como Maria de Fátima Botão. Maria Filomena Andrade e Manuela Santos Silva (Menção Honrosa 2011 por A Rainha Inglesa de Portugal). Homenageando a obra do historiador português, natural de Lamego, o prémio toma o nome de Armando de Almeida Fernandes (1917-2002) - investigador e autor de uma notável obra histórica - apoiando projetos que de alguma forma contribuíram para o aprofundar da nossa historiografia. O prémio tem o valor de 5 mil euros e será atribuído em cerimónia oficial em finais de novembro em Ponte de Lima.
1º Prémio A. de Almeida Fernandes 2012
«De Princesa a rainha-velha» de Isabel dos Guimarães Sá.


Jornal de Letras

Artigo na mais recente edição do Jornal de Letras sobre a coleção Rainhas de Portugal do Círculo de Leitores.

«Mais três volumes desta coleção Rainhas de Portugal, do Círculo de Leitores, à qual já aqui no referimos, destacando o seu nível, como era de esperar, atendendo à tradição da chancela e da sua editora, Guilhermina Gomes…»

Jornal de Letras



«…dos extremos, isto é, um dá-nos a vida, o percurso, a história de As primeiras rainhas, e o outro o da última [rainha].»

Jornal de Letras

setembro 10, 2012

Livraria Ideal (TVI24)

Entre as sugestões de leitura da semana de João Paulo Sacadura, os dois mais recentes volumes das Rainhas de Portugal - Rainhas consortes de D.Manuel I, A rainha mal-amada.

Assista aqui.